Nossos destinos   Contatos
          Morro de São Paulo   Fone (75) 3652 1551
          Salvador   reservas@rotatropical.tur.br
          Itacaré    
          Boipeba    
               
   
 

Igreja Senhor do Bonfim

A devoção ao Nosso Senhor do Bonfim começa ainda nas terras Lusitanas. E é trazida ao Brasil por Teodózio Rodrigues de Faria – capitão de mar e guerra da Marinha portuguesa. Uma forte tempestade, seguida de um naufrágio quase leva à morte o capitão português. E é diante do desespero que ele faz uma promessa ao Senhor do Bonfim: se chegasse vivo a Portugal, traria uma imagem do santo e a sua devoção para a colônia.
Assim começa a historia da fé ao Senhor do Bonfim em Salvador. Em 1745, na semana de páscoa, a imagem esculpida em cedro chega a capital e é colocada na igreja de Nossa Senhora da Penha da França, no bairro de Itapagipe. As associações de fiéis comandadas por Teodózio Rodrigues começam a se formar logo que a imagem chega ao país. E esse número aumenta gradativamente à medida que diversos milagres acontecem. A idéia da construção de uma igreja para o Senhor do Bonfim também cresce na proporção dos milagres, romarias e doações feitas.
A Igreja do Senhor do Bonfim teve sua construção concluída em 1754. A imagem do Nosso Senhor do Bonfim chega na Colina Sagrada no morro de Monte Serrat em procissão. Um dos locais mais altos de Salvador e com vista para a Baia de Todos os Santos é até hoje a moradia a imagem trazida no século XVIII.
A comemoração ao Senhor do Bonfim é feita na primeira quinta-feira depois do dia de Reis. O percurso da festa vai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o Bonfim. A festa começa de manhã e se estende tarde adentro com os agradecimentos e toda a fé que os baianos tem pelo Santo. Além de ser uma das comemorações religiosas católicas mais antigas em Salvador, o lado profano da festa não falta com barracas de bebidas e comidas típicas. Até o ano de 1998, mini-trios elétricos participavam do cortejo. Mas para preservar as tradições religiosas da festa a Prefeitura Municipal e a Arquidiocese de Salvador, vetaram essa participação.
Fé e devoção em forma de fita – As tão famosas “fitinhas do Senhor do Bonfim” tem uma história tão antiga quanto a Igreja. De acordo com documentos recém descobertos, as data de criação das fitinhas está por volta de 1792. Quando foi criada, a fitinha do Senhor do Bonfim era chamada de “medidas”. Pois possuía o tamanho da medida do braço da imagem do Senhor do Bonfim que ficava em Salvador. Na época a “medida” era feita de panos nobres bem parecidos com a seda, possuíam frases e imagens do santo. E a cada romeiro que visitava a Igreja era permitido levar uma “medida” como forma de levar um “pedaço” da devoção.

 
Senhor do Bonfim
 
Senhor do Bonfim
 
Senhor do Bonfim
 
Senhor do Bonfim
 
Senhor do Bonfim
 
Senhor do Bonfim
 
Senhor do Bonfim

   
 
Indique para um amigo: Adicione aos favoritos:
Compartilhe:

 
LiveZilla Live Help
Ofertas especiais
Pensando em ir para Morro de São Paulo?
Pousadas em Morro de Sao Paulo
Confira aqui a seleção das 20 melhores Pousadas em Morro de São Paulo!
E que tal esticar
para Itacaré?
Pousadas de Itacaré
Confira aqui a seleção
das 20 melhores
Pousadas de Itacaré!
por WHL.travel, uma organização mundial voltada ao turismo sustentável.